segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Marina Silva faz comunicado oficial de desfiliação do PT


Nesta terça-feira, a senadora Marina Silva, agora sem partido, encaminhou uma carta ao presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), anunciando sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. O motivo principal, seria no seu ponto de vista, uma falta de compromisso do governo com as questões ambientais, como ela mesmo afirmou “faltaram condições políticas para avançar no campo da visão estratégica, ou seja, de fazer a questão ambiental alojar-se no coração do governo e do conjunto das políticas públicas". Em entrevista coletiva, a senadora explica que sua transferência para o Partido verde (PV), ainda está em negociação e ainda descarta a possibilidade instantânea de anunciar uma previa candidatura a Presidência. “ Até o dia de ontem, ainda era Senadora pelo partido dos Trabalhadores, respeitei meus 30 anos de militância a frente do partido e tenho certeza que fiz com seriedade e clareza as minhas atribuições. Hoje, começo a dialogar com o PV, um novo projeto político, como agentes da luta por um Brasil justo e sustentável, a fazer prosperar a mudança de valores e paradigmas que sinalizará um novo padrão de desenvolvimento para o País". Acompanhem um trecho da carta na íntegra:

"Caro companheiro Ricardo Berzoini,

Tornou-se pública nas últimas semanas, tendo sido objeto de conversa fraterna entre nós, a reflexão política em que me encontro há algum tempo e que passou a exigir de mim definições, diante do convite do Partido Verde para uma construção programática capaz de apresentar ao Brasil um projeto nacional que expresse os conhecimentos, experiências e propostas voltados para um modelo de desenvolvimento em cujo cerne esteja a sustentabilidade ambiental, social e econômica...
...Hoje lhe comunico minha decisão de deixar o Partido dos Trabalhadores. É uma decisão que exigiu de mim coragem para sair daquela que foi até agora a minha casa política e pela qual tenho tanto respeito, mas estou certa de que o faço numa inflexão necessária à coerência com o que acredito ser necessário alcançar como novo patamar de conquistas para os brasileiros e para a humanidade...”
Sem sombra dúvidas, o PT perdeu netsa terça-feira, 19 de agosto de 2009, uma de suas principais figuras políticas no Senado, em um momento de turbulência com a ministra Dilma Rousseff, e com o senador José Sarney (PMBD), o partido terá que driblar mais uma vez a oposição e a imprensa brasileira, que espera por respostas de ambos os casos. A saída da senadora Marina Silva, só agrava a candidatura da minstra chefe da Casa Civil, deixando um clima de preocupação e desespero por parte dos “ capas petistas”. Será que a postura do partido perante o caso Sarney, não tenha influenciado a decisão da senadora, que pelo visto busca uma nova plataforma de ideais, linha política e aposta em outra conjuntura que priorize as questões ambientais. Vamos aguardar a postura de Marina Silva e esperar para conhecermos esse projeto político do PV, que busca desenvolvimento, sustentabilidade ambiental, social e econômica. E pelo visto os institutos de pesquisa terão que inserir mais um nome na corrida presidencial de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário